Transparência

Sistema de Transparência

Transparência
Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas da JMU
1 - Balanço Patrimonial  -  É a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de controle.
2 - Demonstração das Variações Patrimoniais  -  Evidencia as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, indicando o resultado patrimonial do exercício. O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas, sendo que o valor apurado compõe o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
3 - Balanço Orçamentário  -  Demonstra as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, contendo a previsão inicial, previsão atualizada, receita realizada e saldo (que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação). Inclui as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa (dotação inicial, dotação atualizada, despesas empenhadas, despesas liquidadas, despesas pagas e o saldo da dotação).
4 - Balanço Financeiro  -  Evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
5 - Demonstração dos Fluxos de Caixa  -  Apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento. A informação dos fluxos de caixa permite aos usuários avaliar como a entidade do setor público obteve recursos para financiar suas atividades e a maneira como os recursos de caixa foram utilizados.
6 - Notas Explicativas  -  São informações adicionais às apresentadas nos quadros das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, sendo consideradas parte integrante dessas demonstrações. Seu objetivo é facilitar a compreensão das demonstrações contábeis por seus diversos usuários.
7 - Declaração do Contador  -  É o documento que evidencia se as demonstrações contábeis encerradas no exercício estão, em aspectos relevantes, de acordo com a Lei 4.320/64, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o Manual SIAFI.
8 - Relatório de Inconsistências Contábeis JMU  -  Apresenta todas as inconsistências identificadas, sendo elas consideradas relevantes ou não relevantes, sendo encaminhada anualmente à Secretaria do Tesouro Nacional.

Fundamentações Legais